Músicos de apoio: 3 documentários no Netflix para se inspirar

Você tem pensado em largar o seu trabalho atual não vinculado ao mercado musical e dedicar-se 100% à canção? Muitos músicos passam por esse dilema em algum ponto da carreira: se devem transformar o hobby em profissão ou se mantém sua a paixão apenas como lazer. Muitas vezes o sonho ser um grande Rock Star ofusca a visão mais racional do músico que por sua vez deixa de enxergar todos os caminhos e possibilidades que a carreira pode lhe oferecer além-holofotes. Um dos caminhos possíveis é traçar a carreira para se tornar músico de apoio também conhecido como sideman.

músico de apoio é responsável por acompanhar artistas em shows ao vivo e em estúdio. Geralmente é um profissional liberal, que precisa ter a capacidade de tocar bem vários estilos musicais.

Existe também a possibilidade destes profissionais atuarem em outras áreas como, por exemplo, programas de TV. Quem não se lembra do Sexteto do Jô Soares?

O Sexteto do Jô Soares, exemplo de como um músico de apoio pode se inserir no mercado.
O famoso Sexteto do Jô. Da esquerda para direita: Miltinho, Bira, Tomati, Jô Soares, Chiquinho, Derico e Osmar. Foto: Divulgação

É fácil ser um músico de apoio?

Definitivamente a resposta é não! Não queremos te desencorajar, mas se pretende ser um sideman ou sidewoman é importante que você tenha em mente que é necessário dominar o seu instrumento, ter uma boa educação financeira e estar sempre em contato com outros músicos.

Nós da Agência 1a1 valorizamos muito o trabalho dos músicos de apoio e enxergamos nessa frente profissional algo extremamente promissor, por isso vamos te ajudar a entender melhor a vida desses profissionais com 3 documentários que estão disponíveis no Netflix e YouTube. Pode colocar a pipoca pra estourar e inspire-se!

Hired Gun

Lançado em 2016 o documentário Hired Gun fala sobre músicos de apoio tanto para sessões em estúdio quanto para turnês que são contratados por bandas e artistas bem sucedidos como Metallica, KISS, Billy Joel, Ozzy Osbourne, Rob Zombie, Michael Jackson, P!nk, entre outros.

Assista ao trailer de Hired Gun

O diretor Fran Strine mostra no filme que nem tudo são flores na vida de um músico que é contratado como freelancer. Eles sempre precisam estar em alto nível e, muitas vezes, não têm o devido reconhecimento dos artistas pelos quais eles são contratados.

Mas existem exemplos inspiradores como do baixista Jason Newsted, que entrou como músico contratado do Metallica ganhando US$ 500 por semana, porém, menos de um ano depois foi efetivado a membro da banda e ocupou o posto por 14 anos.

ASSISTA NO NETFLIX

Assista Hired Gun no Netflix, clique no link abaixo
Assista Hired Gun no Netflix, clique no link abaixo

>> Hired Gun no Netflix


A Um Passo do Estrelato (20 Feet from Stardom)

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2014, o filme A Um Passo do Estrelato retrata a vida das backing vocals que são responsáveis por vocais marcantes na história da música mas que nunca são lembradas por seus nomes.

A Um Passo do Estrelato mostra majoritariamente a história de mulheres que enriqueciam, em todos os sentidos, canções de artistas como Michael Jackson, Elton John, The Rolling Stones, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, entre outros.

Assista ao trailer de A Um Passo do Estrelato

Dirigido por Morgan Neville, o documentário mostra a trajetória de cantoras de talento ímpar, mas que não se importam em apoiar outros artistas. É o caso de Lisa Fischer que, mesmo ganhando um Grammy com o hit “How Can I Ease the Pain”, resolveu seguir carreira como cantora de apoio. “Eu amo apoiar outros artistas. Algumas pessoas farão qualquer coisa para serem famosas. Eu só queria cantar.”, afirmou a cantora para o jornal The New York Times.

Lisa Fischer – How Can I Ease The Pain

 

The Rolling Stones & Lisa Fischer  – Gimme Shelter

Inspire-se também nas histórias incríveis de cantoras como Darlene Love, Judith Hill e Sheryl Crow. Um fato interessante é que tanto Hill quanto Crow foram backing vocals (cantoras de apoio) do eterno Rei do Pop, Michael Jackson. Sheryl Crow é uma artista consolidada, com mais de 50 milhões de álbuns vendidos no mundo todo e já recebeu nove prêmios Grammy. Mas nada disso foi “sorte”, pois ela se preparou muito para as oportunidades que apareceram na carreira. Além de ser uma cantora e compositora, Sheryl Crow é multi-instrumentista, formada em música e composição pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Veja a evolução de Crow:

Michael Jackson &  Sheryl Crow – I Just Cant Stop Loving You 

Sheryl Crow – If It Makes You Happy

ASSISTA NO NETFLIX

Assista A Um Passo do Estrelato no Netflix, clique no link abaixo
Assista A Um Passo do Estrelato no Netflix, clique no link abaixo

>> A Um Passo do Estrelato no Netflix


The Wrecking Crew

Lançado em 2008 o documentário The Wrecking Crew conta a história de uma das mais poderosas bandas de apoio de que se tem história. É mais um caso em que você pode até não conhecer os músicos, mas com certeza já ouviu diversas músicas gravadas pelo grupo.

The Wrecking Crew foi um apelido dado para este grupo de músicos que, mesmo não sendo reconhecido pelo grande público, tinha um prestígio enorme de uma série de grandes produtores. Ela foi popularizada enquanto o produtor Phil Spector criava e desenvolvia um método de gravação conhecido como Wall of Sound, uma “parede sonora” em uma tradução livre. A intenção de Spector era de criar um tipo de som que soasse bem em qualquer tipo de aparelho sonoro, com várias camadas de guitarras e outros instrumentos tocados em uníssono, simulando, de certa forma, o efeito que uma orquestra faz quando se apresenta ao vivo.

A Parede Sonora de Phil Spector (em Inglês)

Com o passar do tempo, todos queriam aquela parede sonora em seus discos, então outros produtores começaram a contratar os músicos que foram recrutados por Phil Spector. Brian Wilson, líder e produtor dos Beach Boys, foi um dos que usou os serviços do Wrecking Crew para gravar alguns clássicos como o aclamado Pet Sounds.

A história por trás da gravação da música Good Vibrations dos Beach Boys (em Inglês)

Sem dúvidas um dos destaques da Wrecking Crew é a baixista Carol Kaye, responsável por criar e gravar diversas linhas de baixo que se tornaram clássicas no mundo da música. Carol também toca guitarra e foi responsável por inúmeras gravações, mas acabou tendo o seu trabalho reconhecido no instrumento de 4 cordas. Melhor do que falar, confira a lista de hits que Carol Gravou no baixo e na guitarra.

Carol Kaye gravando com The Wrecking Crew
Carol Kaye gravando com The Wrecking Crew.

O documentário mostra diversos aspectos dos bastidores da indústria musical, revelando o rosto de muitos músicos que nós admirávamos incógnitos, sem saber exatamente quem eram. Infelizmente The Wrecking Crew foi removido do Netflix em janeiro de 2018, mas você pode assistir completo no YouTube com legendas em Espanhol ou comprar o DVD com 6 horas de bônus.

Assista ao trailer de The Wrecking Crew

Assista ao filme completo no YouTube com legendas em Espanhol

Gostou destas dicas de documentários? Nós também indicamos 4 livros sobre o mundo da música para você ler depois de assistir os filmes. Também queremos receber suas dicas de filmes e livros musicais. Manda pra gente, vamos adorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *