Quatro livros sobre o mundo da música que vão salvar seu carnaval

Nem só de escutar 67 músicas por dia, postar informações, tratar imagens, disparar notícias e cobrar os músicos por novidades vive o povo da Agência 1a1. A gente lê bastante porque aguça demais a criatividade! Além disso, tem aquele fator já consagrado: o saber não ocupa espaço. Separamos os quatro títulos que estão nesse exato momento na nossa cabeceira para recomendar. Esse post é indicado para casos de:

(  ) Odeio carnaval e ficarei de boa
(  ) Adoro aprender sobre o mundo da música
(  ) Tenho uma banda e quero aprimorar meus conhecimentos
(  ) Também trabalho com comunicação para bandas
(  ) Todas as alternativas acima
(  ) Nenhuma das alternativas acima

Tourbooks – Mirna Della Rosa

Por Isis Mastromano Correia – jornalista e gerente de comunicação da 1a1

Aqui na 1a1 mais gente leu Tourbooks, da jornalista Mirna Della Rosa e isso é uma pista boa de que o livro é apaixonante. É uma lição de casa para quem tem banda e sonha com a vida na estrada. Fará você cair de amores ou pensar duas vezes se dividir banheiro com uma equipe de 20 pessoas é mais sedutor do que a mesa do escritório com ar condicionado e fundo de garantia.

O assistente para assuntos extramusicais da Isis se apegou ao livro!

Tourbooks é um romance que conta a relação de uma banda gringa que vive na estrada com agenda lotada (como nossos Sepultura e Krisun) sob a visão privilegiada da personagem principal que é tour manager do conjunto.

‘A vida até parece uma festa’ quando você conta que trabalha com bandas na vida real, mas, como todo trabalho, a realidade é outra. Sempre. Papo pra outro post. E o Tourbooks mostra bem isso.

Segurar as necessidades, ficar doente longe de casa, dividir atenção em mil afazeres, cuidar da sua vida e de outras cinco ou sete e morrer de saudade da casa, dos amigos e da família são algumas das “recompensas” que bandas e suas equipes recebem por terem escolhido os palcos.

Agora o que me encantou mesmo no livro é que as páginas contam a vida na estrada e o convívio contínuo com bandas de heavy metal sob o olhar de uma mulher e por isso não foram raras as vezes que me vi em Tourbooks!

Solidão e consagração em território testosterônico. Se você é uma mina que trampa com bandas vai se enxergar também. Se você tem banda ou sonha com isso, vai viajar gostosamente nas páginas.

Tourbooks

Autora: Mirna Della Rosa
Editora: Desfecho Romances
Versão física por encomenda em livro@tourbooks.com.br


Mas Você Vai Sozinha? – Gaía Passarelli

Por Adriana Baldin, gerente de relações com a mídia da 1a1

A Gaía Passarelli é jornalista musical, já trabalhou na MTV e gente da geração do pessoal aqui da 1a1 pode lembrar dela por esse motivo.

Olhares femininos sobre o mundo da música? Sempre bem vindos, né, Dri?

Mas Você Vai Sozinha? conta as andanças da autora pelo mundo desde quando fazia reportagens para o canal de clipes e música mais famoso da TV até os anos 2010.

Gaía consegue manter a fofura e o bom humor na escrita, muito provavelmente pelo lado feminino ter baixado na caneta sensível da escritora e isso para mim torna o livro especialmente mais bacana e recomendável! Não à toa, o subtítulo é “histórias de uma mulher viajando o mundo”.

É uma leitura leve, permitida pelas crônicas da autora e ilustrado pela artista plástica Anália Moraes (o design gráfico do livro é um show a ser apreciado a parte!) e costurado com dicas para mulheres viajantes. Depois de ler, o leitor vai ser fisgado por pelo menos uma pontinha de vontade de fazer as malas e conhecer o mundo.

A história de Gaía indo cobrir um festival gringo bem maluco e que acabou num tipo de culto de ayuasca já faz valer a leitura!

Mas Você Vai Sozinha?

Autora: Gaía Passareli
Editora: Globo
Versão física e e-book na Amazon Brasil e principais livrarias


Choosing Death: The Improbable History of Death Metal & Grindcore – Albert Mudrian

Por Fernando Pires, fotógrafo da 1a1 e diretor e arte da Revista Roadie Crew

Quatrocentas páginas para você entender tudo sobre a história de dois dos gêneros mais extremos do Heavy Metal: o Death Metal e o Grindcore (por acaso, já toquei em banda do primeiro estilo e nosso Bruno toca no Desalmado e representa o grind).

O homem não pára! Ao lado do livro, um exemplar da revista gringa Decibel pra estudar layouts.

O livro condensa entrevistas caprichadas para contar a história do death e grind, cobrindo a origem dos gêneros em pequenos clubes e porões, o pico de popularidade e interesse dos mercados maiores em torno de 1992, a relativa obscuridade que se seguiu e o renascimento da música nos últimos anos.

Há ainda sessões de fotos de bandas como Death, Repulsion, Obituary, Deicide, Morbid Angel, Thanatos, At the Gates, Napalm Death, Carcass, Dismember e Nihilist.

É uma bílbia do underground e um verdadeiro testamento sobre esse tipo de música.

Choosing Death: The Improbable History of Death Metal & Grindcore

Autor: Albert Mudrian
Editora: Feral House (Importado)
Disponível nas principais livraria e em choosingdeath.com


Viva La Vida Tosca – João Gordo & André Barcinski

Por Bruno Teixeira, gerente de produtos digitais e de novos negócios

Se tem uma história que precisava ser contata é a do João Gordo, vocalista do Ratos de Porão, apresentador de TV, entrevistador, marido, pai, dono da Central Panelaço, entre outras atividades exercidas por este cara “improvável”. Improvável pois é quase uma utopia imaginar que um vocalista de banda de música extrema se tornaria uma celebridade sem ter mudado sua postura.

Bem, mudar ela mudou, afinal, o cara que era o rei do bacon hoje é um dos grandes disseminadores da cultura vegan e sabe ensinar a nos alimentar conscientemente em benefício de homens e animais. Pensando bem, essa já é uma pauta bastante punk em essência!

Mas falando do livro, Viva La Vida Tosca é um espetacular relato para quem quer conhecer um pouco além do João Gordo da TV e do palco. Na verdade é a incrível história de João Francisco Benedan, uma criança que viveu nos tempos da Ditadura Militar no Brasil, cresceu dentro de uma família conturbada e encontrou no rock uma maneira de criar uma identidade.

Bruno imerso na inspiradora história de João Gordo e nas novidades da edição de Fevereiro da Roadie Crew.

Emocionante ler sobre a relação de João com sua esposa Vivi e seus filhos. Inspirador ler sobre a trajetória de um menino pobre da periferia de São Paulo que tinha tudo pra morrer jovem – e quase conseguiu por duas vezes – mas com uma inteligência e carisma que fazem dele quase um profeta do fim do mundo.

Uma baita demonstração de como nossa realidade, às vezes aparentemente tão surreal, se releva mais adiante apenas como fato momentâneo de uma fase que lá na frente se transformará na nossa própria superação pessoal.

Quer mais um motivo pra ler? O livro foi escrito sob a colaboração do jornalista André Barcinski, autor das geniais biografias do Sepultura e de José Mojica Marins, nosso Zé do Caixão. Mais? A arte gráfica do livro é fantástica, cortesia da DarkSide Books, editora do volume.

É uma excelente recomendação de leitura, pois, como diz o Gordo em uma de suas músicas: “você sabe de onde eu venho? Da terra do carnaval, onde a maioria é pobre e se fode pra viver…”

Viva La Vida Tosca

Autores: João Gordo & André Barcinski
Editora: DarkSide Books
Disponível nas principais livrarias e em bit.ly/viva-la-vida-tosca


Gosto de ler mas não abro mão de escutar minhas músicas

OK! A gente quebra mais essa pra você. Para acompanhar essas quatros leituras fantásticas, a 1a1 preparou uma playlist especial no Spotify para você folhear com uma trilha sonora de responsa só com gente da nossa turma!


Bônus

Você não ouvirá nenhuma marchinha de carnaval melhor do que essa!

Zé do Caixão – Castelo dos Horrores (Carnaval de 1969)

Bom feriado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *